Cientistas afirmam que o universo está em expansão, a cada dia fica mais frio e diluído. Portanto, o mais lógico a se pensar é que há muito tempo, toda a matéria se concentrava em um único ponto, extremamente quente e denso que teria se rompido, havendo uma grande explosão, chamada Big Bang. Essa é a teoria mais aceita devido a evidências científicas e a várias observações.
Especulam que antes do Big Bang, vários universos eram criados e destruídos. Devido ao equilíbrio das leis físicas, criou-se condições necessárias - no que se diz as quatro forças essenciais: força nuclear forte, força nuclear fraca, força gravitacional e força eletromagnética - para que o nosso universo pudesse prosperar.
No começo, o novo universo se expande mais rápido que a luz. Até então não havia matéria, apenas a soma de vários tipos de energia. Com o resfriamento do universo, surgem as primeiras partículas e antipartículas, que se aniquilam loucamente. Devido a uma assimetria do universo, as partículas predominam, podendo assim surgir, após um segundo, os primeiros nêutrons e prótons, que começam a se unir graças a força nuclear forte. Surgem os primeiros átomos leves. De repente, a luz varreu o universo. Com seu resfriamento, os primeiros átomos se unem para, assim formar as primeiras galáxias e estrelas. Depois de algum tempo, as estrelas entraram em colapso e assim átomos leves se fundiram, formando mais pesados.
Depois de 15 bilhões de anos, foram lançados no espaço vários átomos de Carbono, responsáveis pela formação de moléculas mais complexas, daí surgimos e, possivelmente outras formas de vida espalhadas por este vasto e maravilhoso universo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário